June 24, 2019

813

A Associação Salvador entregou 813 reclamações sobre a falta de acessibilidade ao Primeiro-Ministro



A APP “+Acesso para Todos” foi lançada há um ano e, mesmo após as queixas de situações de falta de acessibilidades por todo o país terem duplicado, chegando, em maio de 2019, às 813 reclamações, muito pouco mudou. Para alertar para essa situação, a Associação Salvador entregou ontem, em mãos, ao Primeiro-ministro todas as reclamações recebidas para garantir que todos os queixosos são ouvidos.  

A fiscalização não acontece. As exceções à lei são mais que muitas. Continuam a abrir novos espaços, públicos e privados, sem condições de acessibilidade. 
Estamos cansados”, refere Salvador Mendes de Almeida 




O Primeiro-Ministro, António Costa, ao receber o dossier com as 813 reclamações, afirmou que a "culpa é das pessoas com deficiência, pois deveríamos fazer mais pressão para termos os nossos direitos


Ao ouvir tais palavras, Ricardo Teixeira – o mentor da APP – ficou verdadeiramente confuso sobre o que o Primeiro-Ministro pretendeu efectivamente dizer. Sendo assim, a questão que agora se coloca é a de saber o que mais deve a sociedade civil fazer para que a legislação relativa às acessibilidades seja cumprida?

!!!? 

No primeiro ano da APP, realizaram-se inúmeras ações de sensibilização por todo o território nacional. As pessoas com deficiência continuam a ser excluídas o que desde logo é inconstitucional. É preciso garantir que em pleno século XXI, a população portuguesa vive num país que é de todos e para todos.




Saiba mais em: Associação Salvador

Relacionados:



Para o Minuto Acessível, faça um ‘like’ e
através deste minuto.acessivel@gmail.com deixe o seu contributo


#cardosof  #minutoacessivel