September 20, 2013

A 'nossa' Lua vai ficar mais acessível...


"Se o lugar não está pronto para receber TODAS as pessoas, o lugar é deficiente" Thais Frota [Acessibilidade]
 
A Acessibilidade tem tido ao longo do tempo interpretações diversas. Hoje é costume afirmar-se que a acessibilidade consiste na existência de condições que permitem aos cidadãos com mobilidade reduzida ou portadores de deficiência utilizar, com segurança e autonomia, os espaços, os equipamentos urbanos, os transportes, os sistemas e os meios de comunicação.
Esta interpretação, mais ou menos consensual, é na minha opinião redutora. Considero que é mais correto afirmar-se que a acessibilidade deve ser aplicada a todos os cidadãos, e não apenas aos portadores de algum tipo de deficiência, uma vez que a nossa situação individual é sempre conjuntural ainda que, estatisticamente, estável. Aliás, como diz o povo, que é sábio, ninguém ‘caminha’ para novo e muito provavelmente, todos nós, um dia, vamos ter de incluir no nosso discurso o termo ‘Acessibilidade’.


Um curso universitário com enfoque na Engenharia da Reabilitação e Acessibilidade Humana “é um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade”. O Professor Francisco Godinho é o 'nosso' Neil Armstrong. Com o seu compromisso, empenho e motivação foi possível disponibilizar esta Licenciatura na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
É a única na Europa e mais uma vez há quem saiba dar passos em frente. O Professor, Vila Real e a UTAD estão de parabéns.

 
Fonte: (consigo) da RTP2