"O meu nome é
Liliana. Posso ajudar?" No centro telefónico da Vodafone, em Lisboa, cai
uma videochamada. Na imagem, um cliente surdo pede esclarecimentos em Língua
Gestual Portuguesa (LGP). "Bom dia. Gostava de saber a hora do início e do
fim desse serviço." Liliana Ferreira responde em LGP: "Pode ligar o
12717 das 9h às 20h".
Desde o final de Abril
que os surdos já podem utilizar o telemóvel em Portugal com o apoio de um
serviço de LGP lançado pela Vodafone. Num canto da ampla sala onde funciona o
centro telefónico, seis jovens assistentes respondem com gestos silenciosos às
questões que lhes são colocadas através dos monitores que têm à sua frente.
® Pioneiro em Portugal, este serviço funciona
através de videochamadas grátis atendidas por uma equipa treinada;
® São jovens licenciadas em LGP ou filhas de surdos
que dominam esta forma de comunicação;
® Por semana, dão resposta a cerca de cem chamadas
de pessoas com deficiências auditivas;
® A formação é essencial para garantir a adaptação
de "todos os exercícios e discursos às necessidades específicas destes
clientes", explica Marina Almeida Reis que gere a formação no Call center.
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